As cirurgias odontológicas ambulatoriais são realizadas no próprio consultório, podendo ser feitas somente sob anestesia local ou associadas a sedação endovenosa sob monitoramento de um Medico Anestesista.
As cirurgias odontológicas ambulatoriais são realizadas no próprio consultório, podendo ser feitas somente sob anestesia local ou associadas a sedação endovenosa sob monitoramento de um Medico Anestesista.
A Extração de Siso, ou terceiro molar, é feita em pacientes de todas as idades, apesar do dente eruptar (nascer) geralmente na faixa etária entre 16 e 23 anos. Esses dentes, em cerca de 90% das pessoas, trazem algum tipo de problema devido à falta de espaço para sua acomodação, como:
• Dores na arcada dentária
• Dor de cabeça
• Desalinhamento dos outros dentes
•Dificuldade de Higienização, o que causa cáries e problemas na gengiva
A Extração de Siso é feita por meio de procedimento cirúrgico com anestesia. O dente é removido e os pontos são dados. Depois do procedimento, o paciente deve repousar, realizar compressas de gelo e tomar a medicação prescrita pelo cirurgião dentista, além de consumir alimentos frios e pastosos.
Recomenda-se que este procedimento seja realizado por um Cirurgião Dentista experiente na área das cirurgias orais. A posição em que o dente se encontra pode dificultar a Extração do Siso para um dentista que não tenha grande experiência na área.
Dr. Fayssal já realizou com sucesso mais de 5 mil cirurgias para remoção de dentes inclusos e sisos e lhe oferece maior agilidade, conforto e segurança na Extração do Siso. Devido à grande experiência, o procedimento realizado pelo Dr. Fayssal pode muitas vezes ser executado em sessão única, ou seja, os 4 sisos são removidos em uma cirurgia somente.
Durante a Extração do Siso, o paciente pode contar com uma equipe de anestesiologistas capacitados, que garantem segurança e conforto no procedimento.
Os Enxertos Ósseos são realizados nos casos em que a estrutura óssea já não permite mais colocação de um implante dentário. Devido ao tempo sem os dentes, os ossos maxilares tendem a atrofiar, o que pode impossibilitar a instalação do implante.
O procedimento pode ser realizado por meio de Biomateriais, como o osso sintético, ou de osso autógeno, ou seja, o osso removido do próprio paciente de áreas intraorais ou extraorais. Os Enxertos Ósseos que dão melhores resultados são os de osso autógeno.
O enxerto é necessário em casos onde existe atrofia do tecido gengival devido à perda dentária. O procedimento pode ser realizado no mesmo dia da colocação do implante dentário. O Enxerto Gengival também é necessário em casos de retração da gengiva, que expõe a raiz do dente e provoca hipersensibilidade dentária, cáries, lesões de abrasão e erosão e acúmulo de placa bacteriana.
O tratamento consiste na retirada de parte do tecido da gengiva do próprio paciente. O Enxerto Gengival normalmente é retirado do palato e colocado entre o dente e o implante dentário. O pós-operatório não causa tanto desconforto, desde que se tome a medicação prescrita, e o paciente pode voltar à rotina já no dia seguinte.
O Dr. Fayssal, juntamente com médicos anestesiologistas, dão a possibilidade de fazer o procedimento no próprio consultório odontológico, sob sedação profunda. Isto é, durante o procedimento, o paciente é sedado e dorme, sendo monitorado pelo anestesista. O paciente só acorda no fim da cirurgia.
A equipe de anestesiologistas capacitados garante segurança e conforto para o paciente.
O Dr. Fayssal passa aos seus pacientes uma série de cuidados e orientações que devem ser seguidas antes e depois de um tratamento odontológico. Saiba quais são eles.
Pré-Operatório
• Tomar medicações da forma que estão prescritas, respeitando os horários indicados;
• Se fumante, não fumar por pelo menos 03 dias antes da cirurgia;
• Manter jejum de 08 horas quando for realizar procedimento sob sedação com médico anestesista;
• Não fazer jejum se for realizar procedimento somente sob anestesia local.
Pós-Operatório
• Não fume por pelo menos 05 dias;
• Poderá haver sangramento nas primeiras 48 horas;
• Evitar esforço físico e atividades esportivas por 05 a 07 dias;
• Nas primeiras 24 a 48 horas a alimentação deve ser líquida e/ou pastosa, sendo a temperatura de gelada a temperatura ambiente;
• Não consuma bebidas alcoólicas durante o período que estiver tomando a medicação;
• Não escove ou bocheche nas primeiras 08 horas pós operatórias;
• Ao escovar os dentes, evite passar a escova na área operada, faça bochecho somente com Anti Séptico prescrito. Com auxílio de um cotonete, faça a limpeza da região operada;
• Edema (inchaço) é uma reação normal do organismo, inicia-se normalmente nas primeiras 48 horas e tende a sumir em 04 e 05 dias;
• Logo após o procedimento é interessante fazer compressa com gelo nas áreas operadas, deixando cerca de 3 minutos e descansando 10 minutos, assim sucessivamente, nas primeiras 24 horas;
• Poderá aparecer hematoma próximo às áreas operadas a partir do 4° ou 5° dia da cirurgia, desaparecendo em média em 10 dias.
O tracionamento acontece quando algum dente permanente não consegue nascer por falta de espaço na arcada, neste caso é realizado para colagem de um botão ortodôntico no dente incluso e este é tracionado (puxado) através de movimentação ortodôntica ou seja este procedimento é sempre feito em conjunto com o Ortodontista.
Normalmente os dentes que são acometidos por esta necessidade são os Caninos Superiores.