Verdades e mentiras sobre o implante dentário

O implante de dente (implante dentário) é muito comum entre pessoas que perdem os dentes seja por acidente, desgastes provenientes de doenças ou até mesmo por causa da idade avançada. Mas o que é verdade e o que é mentira sobre esse procedimento?

• Todas as pessoas podem fazer um implante de dente?

Sim e não. Algumas vezes o paciente não pode fazer um implante dentário no momento por alguma condição determinada, mas isso não quer dizer que futuramente ele não possa fazer. O importante é que o paciente tenha uma boa saúde para fazer o procedimento.

• Quais são os fatores que contra indicam um implante de dente?

Não é recomendado colocar em crianças em fase final de crescimento, pessoas com problemas cardíacos de alto risco, que tenham próteses valvulares aórticas ou mitrais, cardiopatias congênitas ou com antecedentes de endocardite infecciosa.

• O implantes de dente pode ser rejeitado pelo organismo?

Não. Os implantes são feitos com o material titânio e esse é inerte ao osso, ou seja, o organismo do paciente não percebe que algo foi colocado no osso e por isso tenta fechar o furo feito pela broca para a colocação do implante.

• Os implantes de dentes importados são melhores que os nacionais?

Depende. Há implantes tanto nacionais quanto internacionais muito bons, já outros nem tão bons assim. Todos os implantes são de titânio, e as empresas recebem uma licença para comercialização.

• É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?

Sim, mas nem todos podem colocá-los no mesmo dia. Para isso, o paciente precisa ter quantidade e qualidade suficiente de osso (é a minoria que consegue fazê-los no mesmo dia).

• Por que é melhor fazer implante dentário com um Especialista em Implantodontia?

Apesar de outras especialidades odontológicas também se dedicarem a estudos da Implantodontia, o especialista cursou pelo menos 2 anos de pós-gradução dedicados exclusivamente ao estudo dos implantes dentários e próteses sobre implantes. Por isso o Implantodontista é a melhor opção para realizar este tipo de tratamento.

• Por que o implante dentário é a melhor solução para reposição de dentes perdidos?

A prótese dentária sobre o implante dentário é o que mais se assemelha ao dente natural, tanto por dar uma condição estética favorável como por melhorar consideravelmente a condição mastigatória.

• Qual é o melhor tipo de osso para fazer enxertos ósseos?

Sempre consideramos o osso autógeno (osso do próprio paciente) como a melhor opção para enxertia. Com a evolução dos biomateriais, existem ossos sintéticos ou de origem bovina que têm bons resultados em determinados casos também.

• Qual é o melhor implante dentário para ser colocado?

Cada caso deve ser analisado individualmente para escolher o melhor implante dentário, mas se considera hoje os dispositivos com conexão Cone Morse os melhores implantes de ultima geração.

• Instalar um implante dentário dói?

Implante Dentário não dói. A cirurgia para instalação de Implante Dentário é um procedimento pouco invasivo, realizado com anestesia local para que o paciente não sinta nada. O pós-operatório é muito bem controlado com medicações analgésicas e anti-inflamatórias, proporcionando conforto ao paciente.

• Por que às vezes o implante dentário é instalado e se espera meses para colocar a prótese dentária?

Este tempo de espera está relacionado ao processo de cicatrização, que nos implantes dentários se chama Osseointegração. O tempo de cicatrização varia de 60 a 120 dias, dependendo da região e do tipo de implante dentário.

• Qual é a chance do implante dentário dar certo?

Se bem planejados, os casos de implantes dentários têm uma taxa de sucesso em torno de 98%, já que é um tratamento previsível e seguro. Estas altas taxas de sucesso só se concretizam por meio de um ótimo planejamento e execução do implantodontista. É muito importante que o paciente siga todas as recomendações do profissional.

• Existe osso melhor ou pior para Implantes Dentários?

Sim, a classificação do tipo de osso varia de 1 a 4, sendo o 1 o mais duro e o 4 o mais poroso. Com a significativa evolução dos implantes dentários, temos material determinado para cada caso. Mesmo nos que o osso é pouco consistente, pode-se estabelecer uma ótima estabilidade e o absoluto sucesso destes casos.

• É possível fazer os Implantes Dentários sem cortar a gengiva?

Sim, chamamos este procedimento de Cirurgia Guiada, ou Neoguide. A instalação do Implante Dentário é feita por meio de um sistema computadorizado associado ao exame Tomográfico. Dessa forma é possível planejar o posicionamento, o tamanho e a forma do implante dentário, informações que são transferidas para confecção de um guia. Com o planejamento virtual e o guia pronto, não é necessário cortar a gengiva, basta seguir o posicionamento estabelecido no computador.

• Se precisar de mais de um implante dentário, tenho que fazer todos no mesmo dia?

Depende do caso, pois se forem implantes dentários em diferentes regiões, como, por exemplo, um implante dentário do lado esquerdo e outro do lado direito, pode ser feitos em dias separados. Agora, se são implantes dentários em sequência, o ideal é realizar todos no mesmo dia. Mas cada caso deve ser analisado individualmente, pois não se trata de uma regra.

• Quero fazer a cirurgia para instalação de implantes dentários sem ver nada. É possível?

Sim, no próprio consultório odontológico, é possível realizar o procedimento de implantes dentários sob sedação profunda, ou seja, o paciente dorme durante o procedimento e acorda somente ao término da cirurgia. Esta sedação é realizada por um médico anestesiologista capacitado, que irá monitorar as funções cardiorrespiratórias durante todo o tempo, com total segurança e comodidade ao paciente.

• Existe rejeição de Implante Dentário?

Não, o Implante Dentário é feito de um metal chamado Titânio, que é Biocompatível, ou seja, o organismo aceita este material. Os motivos pelos quais o Implante Dentário pode não se fixar estão relacionados à má qualidade óssea, má higienização pós-operatória, tabagismo ou mesmo problemas sistêmicos, como diabetes não controlado.

• Depois de colocar os implantes dentários, não preciso mais fazer escovação e não posso ter cárie?

Como os dentes naturais, os implantes dentários merecem os mesmos cuidados relacionados à manutenção e higienização. Eles não têm estrutura calcificada, por isso não são acometidos pela cárie. Por outro lado, os tecidos gengivais e ósseos que envolvem e dão sustentação aos implantes podem sofrer processos inflamatórios que podem comprometer o sucesso a longo prazo do tratamento.

As técnicas e materiais para manter os implantes dentários sadios podem ser um pouco diferentes das técnicas convencionais e devem ser orientadas pelo profissional implantodontista.

• Se não tiver estrutura óssea suficiente, o que se pode fazer?

Para determinar se há ou não osso suficiente para suportar o implante dentário, o profissional deve fazer um exame clinico minucioso e solicitar os exames de imagem que julgar necessários, como radiografia panorâmica e tomografia computadorizada. Se após estes exames for constatada a necessidade de recompor a estrutura óssea, existem diferentes tratamentos e materiais para este processo.

Um exemplo são os Enxertos Ósseos Autógenos, quando o material ósseo é removido da própria pessoa de áreas intraorais (ossos maxilares) ou extraorais (bacia, calota, costela). Existem também os Enxertos Ósseos Heterologos, que são removidos de doadores humanos, processados e armazenados nos Bancos de Ossos. Outra possibilidade são os Enxertos Ósseos Xenogenos, que são processados e industrializados por meio de matriz óssea animal, normalmente bovina.

• Para quem não tem nenhum dente, a partir de quantos Implantes Dentários posso restabelecer a mastigação?

Nestes casos, a partir de 2 Implantes Dentários na arcada inferior. Neles já se pode fixar uma prótese dentária total chamada Over Denture. É um tratamento com prótese removível fixada nos implantes.

Em caso de Prótese Dentária Total Fixa Sobre Implantes, também chamada de Prótese Protocolo, o numero mínimo de Implantes Dentários são 4 para arcada inferior e 6 para arcada superior. Na maioria destes casos pode ser feito o tratamento de Carga Imediata, ou seja, colocar os implantes dentários e as próteses fixas na mesma etapa do tratamento.

• Qual a idade mínima para poder realizar um Implante Dentário?

Para se realizar o procedimento de implante dentário, não poderá mais haver crescimento ósseo. Por isso, a idade mínima recomendada é em torno de 18 anos.

• Implante Dentário é melhor que Dente Natural?

Não, o dente natural sempre será melhor que qualquer substituto artificial. O Implante Dentário é o melhor tratamento para substituir os dentes ausentes ou condenados, pois reestabelece a mastigação e a estética de forma fixa e segura, se assemelhando ao máximo aos  dentes naturais em todos os aspectos. Mas de forma alguma será melhor do que os próprios dentes, desde que estejam em boas condições.

• Existe a possibilidade de fazer um Implante Dentário e já sair com dentes na mesma consulta?

Sim, o nome do procedimento é Carga Imediata. Ele consiste em instalar um ou mais implantes nas arcadas ósseas e no mesmo momento, ou em até 72 horas, colocar a Prótese Dentária Sobre Implante (dente). A prótese pode ser provisória ou definitiva. Para isto, são necessários pré-requisitos, como a quantidade e qualidade óssea segura.

• Quanto tempo dura o Implante Dentário?

Com o avanço da Implantodontia moderna, o Implante Dentário está cada vez mais resistente e as técnicas cirúrgicas muito mais previsíveis. Por estes motivos, acredita-se que uma instalação do implante dentário bem planejada e executada por profissionais de alta competência tende a ter durabilidade para toda a vida.

Como no dente natural, o Implante Dentário merece todos os cuidados com a higienização e manutenção periódica com o Cirurgião Dentista. Problemas de inflamação gengival por má higienização, sobrecarga de mordida devido à ausência de outros dentes ou mesmo hábitos como o tabagismo podem encurtar a vida útil do implante.

• Quanto custa um Implante Dentário?

Os custos relacionados ao valor de um Implante Dentário dependem de inúmeros fatores, tais como o tipo do implante. Existem diferentes tipos e marcas que são selecionados dependendo da necessidades de cada caso.

Entre as diferentes necessidades estão a reposição óssea com enxertos ósseos, os enxertos gengivais ou a realização do tratamento com sedação com a presença de médico anestesista para monitoramento cardiovascular. Outro fator que determina quanto custa um Implante Dentário é o material para a prótese sobre implante, que pode ser de resina acrílica ou porcelana.

• O que é um Implante Dentário?

O Implante Dentário é um dispositivo em titânio, um material biocompatível, ou seja, é aceito pelo organismo humano, que tem a função de reestabelecer dentes ausentes na arcada dentária.

Este dispositivo tem a forma de um parafuso e é instalado em procedimento cirúrgico nos ossos maxilares ou mandibulares para posteriormente sustentar o dente, a Prótese Dentária Sobre Implante, com o objetivo de devolver estética dentaria e a função mastigatória ao paciente.