Desempenho Físico X Saúde Bucal

Engana-se quem pensa que a odontologia é reponsável apenas por sorrisos bonitos e dentes brancos. A saúde bucal está associada diretamente com a saúde de ordem geral. Diversas doenças sistêmicas, aquelas que eventualmente afetam todo o organismo, podem ter origem em infecções bucais.

Os atletas, profissionais ou não, devem estar ainda mais atentos a essa condição, pois exigem mais do seu corpo e necessitam de atenções especiais à saúde. Para isso, a Odontologia tem como objetivo investigar, previnir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas,com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e previnir lesões. Sem desconsederar as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que pratica e as regras do esporte.

Cada esporte possui diferentes particularidades que alteram a capacidade fisiológica e a condição física dos seus praticantes. Todos esses detalhes devem ser levados em consideração para que o atendimento odontológico seja oferecido de maneira individualizada.

Existem diversos fatores que relacionam a odontologia com a saúde geral do atleta. A presença de focos infecciosos na boca do atleta traz um prejuízo imenso a sua preparação e na recuperação de lesões musculares e articulares.

Já as doenças periodontais além de seram focos infecciosos contribuem para algumas doenças coronarianas, como endocardite bacteriana.

Alteração na posição dos elementos dentários que resulta em uma oclusão(encaixe dos dentes) inadequada, tendo como consequência uma alteração na respiração , na postura corporal e até mesmo no equilíbrio do praticante de esportes.

A injestão de alimentos e suplementos pelos praticantes é maior e, por isso, deve-se  redobrar a atenção com a higiene bucal e realizar visitas mais frequentes ao dentista.

Presença de terceiro molar, o siso, incluso na cavidade oral pode aumentar o risco de fraturas mandibulares nos esportes de contato. Quando mal posicionado ou em processo de erupção, o siso pode aumentar o risco de infecções bucais pela dificuldade na higiene bucal, causando infecção chamada pericoronarite.

As patolofias ou disfunçoes da articulação temporo mandibular(DTM), articulação da mandíbula com o crânio, são muito frequentes nos atletas por efetuarem apertamente oclusal, força excessiva dos dentes inferiores contra os superiores, nos momentos de explosão muscular e por estarem mais expostos a níveis de estresse.