10- Caso haja dor, quais serão as medidas a serem tomadas? Será recomendado repouso articular (não mastigar sobre o dente tratado), e serão prescritos medicamentos sistêmicos para alívio da dor, tomando-se como base a ficha de anamnese preenchida pelo paciente.
11- Quais as etapas de um tratamento endodôntico? As etapas consistem na abertura coronária (na qual criamos acesso aos canais radiculares), no esvaziamento (remoção do tecido ou de substâncias existentes no interior dos condutos), na odontometria (etapa pelo qual determinamos o comprimento do canal), seguido do preparo biomecânico (que dá forma ao canal, dilatando-o seqüencialmente), e finalmente a obturação (selando o conduto com materiais apropriados, e que ali permanecerão, ocupando o espaço do tecido removido)
12- Após a conclusão do caso, o que deve ser feito? Depende do caso. Normalmente após a conclusão do caso é realizado algum tipo de restauração ou a instalação de próteses. Além disso, é recomendado fazer o acompanhamento radiográfico do caso por um período que varia de 6 meses a 3 anos. Vale lembrar, que após a conclusão do caso o dente não será mais o mesmo, ou seja, há de se ter cuidados especiais na mastigação, principalmente com alimentos duros, fibrosos e crocantes.
13- O que irá ocorrer após o término do tratamento? Se o tratamento for bem conduzido,com um adequado esvaziamento, preparo e uma correta obturação, e sobretudo, eliminadas ou reduzidas ao máximo a presença de bactérias, a tendência é haver o reparo da região, evoluindo para a restituição da anatomia local e restauração das funções fisiológicas da área.
14- Quais os cuidados após o tratamento? Concluído o tratamento é imperioso o cuidado com a integridade do selamento provisório, colocado entre as consultas, para evitar a infiltração salivar e microbiana. Para isso é importante evitar a mastigação sobre este dente, principalmente de alimentos fibrosos e pegajosos. Há que se citar, o uso de medicamentos analgésicos para controle de dor, a fim de controlar a fase aguda da inflamação pós-operatória. Exceto essas recomendações, não há nenhuma restrição aos pacientes.
15- Quantos canais existem nos dentes? O número varia conforme o grupo a ser tratado. Pode-se dizer, de uma maneira em geral, que quanto mais posterior for a localização de um dente na boca, maior será a quantidade de canais. Os dentes apresentam de 1 a 4 canais, podendo algumas vezes exibir mais que isso.