Você sabia da importância da saliva?

A saliva cumpre uma importante função na boca. Para começar, ajuda a eliminar as partículas de alimento. Mas também ajuda a prevenir as cáries e a infecção, ao eliminar a placa por lavagem e impedir que as bactérias causadoras de doença se acumulem nos dentes e nas gengivas. A maioria de nós não pensa na umidade da boca até que ela fica seca. Diversas condições patológicas podem causar boca seca, também denominada xerostomia.

Medicamentos sob prescrição, como por exemplo, antidepressivos e medicamentos anti-hipertensivos, podem contribuir para o aparecimento da secura de boca. Se você tomar medicamentos que parecem lhe fazer sentir a boca seca, seja especialmente cuidadoso com a escovação dos dentes e o uso adequado de fio dental.

Doenças crônicas como a diabetes, HIV e de Parkinson estão entre as doenças que podem contribuir à secura de boca crônica.

Os sintomas de secura de boca crônica incluem lábios partidos, língua seca, sensação ardente ou pegajosa na boca, lesões ou infecções da boca, e dificuldade para sentir o sabor das comidas, mastigar, tragar ou falar.

A boca seca é comum em adultos idosos, e as investigações demonstram que tem um impacto negativo sobre a qualidade de vida.

A melhor forma de tratar a boca seca implica o manejo dos sintomas e a prática adequada da higiene oral e também ingerir água frequentemente durante o dia.

Evite o tabaco e o álcool, que podem contribuir para a piora do quadro. E não se esqueça de que uma boa higienização bucal diariamente evita maiores problemas no futuro. Por isso, cuidar bem dos dentes ainda é a melhor solução!