Odontopediatria

É o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes.

Durante a gestação a futura mamãe pode receber do odontopediatra as primeiras informações sobre a boca do seu bebê. A importância do aleitamento materno, os primeiros cuidados com a higiene bucal, a época de nascimento dos primeiros dentes, uso de chupeta e mamadeira. Quando o seu bebê nascer, ela já saberá os primeiros cuidados.

Tipos de odontopediatria

Odontologia para bebês

Na consulta odontológica para bebês, os pais recebem informações sobre a época e sequência de irrupção dos dentes de leite na cavidade bucal e as diferentes formas de higienização da boca do bebê em cada etapa da dentição. Além disso são abordados temas como aleitamento materno e sua importância para o desenvolvimento da face, uso de flúor, orientações de dieta e sobre o uso de chupetas e mamadeiras.

Odontologia para Adolescentes

A continuidade do tratamento dos adolescentes pelo odontopediatra tem a grande vantagem da relação de confiança entre as partes já estar estabelecida e pelo fato do profissional já conhecer o paciente. Nas consultas os adolescentes recebem informações sobre os cuidados com a higiene bucal e a motivação necessária para que seja feito no dia a dia.

Você sabia?

• Que a cárie é considerada uma doença transmissível? Portanto ao assoprar a comida do bebê ou dar-lhe beijo na boca, pode ocorrer a transmissão de bactérias causadoras da doença cárie.

• A “cárie de mamadeira” é uma doença de progressão rápida e está associada ao aleitamento noturno sem a realização da escovação. Como durante a noite o fluxo salivar diminui, o alimento ingerido fica aderido ao dente durante longos períodos, causando a doença e sua evolução.

• Mesmo crianças pequenas podem ter gengivite e apresentar sangramento das gengivas durante a escovação. O odontopediatra te ensinará a melhor técnica de escovação para cada idade, minimizando este problema.

• O primeiro dente permanente a irromper na boca é o primeiro molar, perto dos 6 anos de idade. Nesta fase deve ser dada uma atenção toda especial para este dente, com dicas de escovação e prevenção diferenciadas.