Você sabia que muitos alimentos ajudam na saúde bucal?

Muitas doenças dentárias podem ser influências pela dieta e nutrição. A manutenção de uma dieta saudável, com alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e baixa ingestão de açúcares, tem efeito protetor em muitos aspectos da saúde bucal e também geral.

Na odontologia, os chamados “detergentes” ou higienizadores são consagrados por ajudar a eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental.

Fazem parte de lista dos alimentos detergentes as frutas, legumes e verduras de modo geral, preferencialmente cruas ou cozidas no vapor. Estes alimentos necessitam de um maior tempo de maestigação e acaba promovendo uma auto limpeza pelo atrito do alimento com o dente, favorecendo a higiene bucal, além de serem essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Alimentos ácidos representam perigo para saúde bucal, eles danificam o esmalte(camada mais externa dos dentes) responsável pela proteção e brilho do seu sorriso. A chamada corrosão dentária é uma consequência deste problema.

Alguns chás produzem efeito antioxidante sobre os dentes, evitando assim que se oxidem pela ação de alimentos ácidos, o resultado são dentes menos ásperos e protegidos. O chá verde e preto são as melhores opções.

Uma alimentação rica em minérios grante dentes fortalecidos. As doenças periodontais são consequência da falta de minerais no organismo. Este tipo de doença ataca a estrutura de sustentação dentária (gengiva e ossos).

Um sorriso bonito deve contar com gengivas saudáveis, e a vitamina C participa na formação de colágeno, que é componente fundamental das gengivas. Não deixe de consumir fontes naturais da vitamina como,por exemplo, goiaba, tomate, acerola, laranja, limão, etc.

Já os chamados “alimentos adesivos” tendem a grudar nos dentes e a se acumular nos espaços interdentais. Na lista estão doces, balas, biscoitos recheados. O açucar refinado é apontado como o principal causador de cárias dentárias e da formação de placa bacteriana.

Agora tomar bastente água é extremamente importante para a manutenção da saúde bucal. O seu baixo consumo leva à redução da salivação e a formação de saliva mais serosa e o acumulo de restos alimentares gerando halitese, o famoso mau hálito.